terça-feira, 7 de outubro de 2008

PLANO DE ESTUDO DO PROF. ANDRE

Dagmar,

Tudo bem? Encaminho um roteiro de estudos para a primeira avaliação da disciplina Psicopatologia do Adulto.

Serão 10 questões objetivas, valendo 1,0 ponto cada uma.

Sugiro estudarem:

- anotações da primeira aula, em que estudamos as bases epistemológicas das Psicopatologias e suas diferenças (Psiquiatria e Psicanálise),e também o texto "O diagnóstico na psicanálise: da clínica dos fenômenos à clínica das estruturas" - Ondina Maria Rodrigues Machado.

- o processo de Constituição da Subjetividade (os três tempos do Édipo) conforme as anotações em aula e os textos do livro - Introdução ao "Estudo das Perversões: a teoria do Édipo em Freud e Lacan (até o Edipo III, incluindo também o capítulo sobre o conceito de Falo em Freud e Lacan)".

- as questões do diagnóstico diferencial na clínica da Psiquiatria e na clínica da Psicanálise (também anotações em aula e o texto da Ondina Maria Rodrigues Machado).


Ressalto que na avaliação não será solicitada a reprodução de conceitos, mas a aplicabilidade destes conceitos no raciocínio do aluno; portanto, não é "decoreba". Tentem absorver a compreensão dinâmica destes conceitos, pois articularão os mesmos em um exercício lógico de raciocínio.

Se estudarem, acredito que a avaliação será tranquila.

Bom estudo!

André Luiz